A Ferrari, uma das maiores paixões quando se fala em carros, é também uma das maiores equipes de Formula 1 e é o sonho de todas as empresas estampar sua marca num Ferrari. Agora imagine se você tem esta “sorte” e por ela vai ter que pagar cerca de US $ 1 bilhão por um período de 5 anos, e se depara com uma decisão da União Européia que determina a impossibilidade de vincular sua marca à uma equipe de Formula 1.
Isto é exatamente o que vem acontecendo com Marlboro (Philip Morris). Eles gastaram uma enorme quantidade de dinheiro para patrocinar a Ferrari na F1, sem poder ter sua marca nos carros da escuderia. Esta determinação é da União Européia e foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 2003 e diz que a publicidade do tabaco está proibida em mídia impressa, no rádio e na internet e em eventos culturais e desportivos.
-
{7 fotos}
Os novos carros da Ferrari foram apresentados em Janeiro deste ano e, com o problema da proibição do uso de marcas de cigarros estampadas nos veículos de Formula 1, a solução inteligente da equipe de marketing da Ferrari e da patrocinadora foi transformar a logo da Marlboro em um código de barras, que segundo eles, em alta velocidade, mostrará a marca.
As autoridades da União Européia não estão nada contentes com esta manobra de marketing, pois segundo o Times, um porta voz da comissão que regulamenta a saúde na EU declarou que a ação da Marlboro constitui um marketing subliminar e que "O código de barras dos carros da Ferrari e dos macacões dos pilotos parece que é a metade inferior de um maço de cigarros Marlboro” e que “eles estão verificando se esta ação viola alguma lei da União Européia”. Polêmica à parte, a ideia é, sem dúvida alguma, impressionante e digna de aplausos. Veja a logo e tire suas conclusões.
Segundo matéria da Reuters, a Ferrari removeu o código de barras dos carros para o grande prêmio de Barcelona e admitiu que a ação não teve nada a ver com o ocorrido e que eles preferem se dedicar a coisas mais importantes neste momento e focar suas ações nas pistas e não fora delas.
pra quem acompanha a f1 isso essa "marca" do malboro é bem óbiva, se fala de uma "mensagem subliminar"... tava na hora de tirarem definitivamente ela de la!
Essa alternativa para símbolos gráficos e logotipos de empresas de tabaco e bebidas alcoolicas já é usada a bastante tempo. Há uns 20 anos, mais ou menos, ou mais, alguns países já proíbiam a publicidade dessas marcas. A Mclaren quando era patrocinada pela West, Substituia a palavra West pelo primeiro nome dos pilotos em seus respectivos carros, mantendo a tipografia.
A Jordan, quando era patrocinada pela Bensons & Hedges, trocava o nome da empresa por Buzzing Hornets ou em algumas temporadas, por Bitten Heroes.
Mas, essa da Marlboro com os códigos de barras foi genial.
qq tem eu não fumo nem vou começar a fumar depois de ver a marca escrita na ferari da f1 ¬¬*.
Q lei ridicula
pra mim isso so deu mais midia pra malboro!! aquele espaço ali sempre sera lembrado como da malboro!! hehehe agora todos iram reparar no espaço e pensar na marca!!