Costurar roupas sempre foi um gerador de rendas para as famílias, mas isto há tempos atrás. Nos dias de hoje, com o surgimento das grandes indústrias e com a abertura das importações, principalmente da china, o acesso à roupas ficou bastante fácil e as costureiras, que faziam desta “arte” uma fonte de renda, estão em extinção.
Lembro bastante da minha infância quando minha mãe costurava roupas em sua Singer sabe lá Deus que ano e utilizava minha visão bastante jovem para por a linha na agulha diversas vezes ao trocar a cor da peça.
As designers Monika Jakubek e Anna Müeller desenvolveram uma máquina de costura que dispensa a necessidade de trocar as linhas quando você mudar a cor da peça a ser costurada. A partir de um sistema de sensores, na parte superior da máquina, você coloca o tecido que será costurado e ela reconhece a cor, tingindo, internamente, o fio branco normal que é colocado na máquina. O processo usa o CMYK, que, como trabalha com as cores primárias puras, ao misturá-las, consegue qualquer cor que você desejar. Incrivelmente legal…