Oi Velox 3GG: Um desrespeito ao consumidor !

Resolvi postar estes esclarecimentos, primeiramente, para me desculpar pelos dias sem postagens no blog e para denunciar mais um descaso e desrespeito por parte de operadoras de telefonia móvel. Desta vez falarei da minha experiência com o Oi Velox 3GG.

Sei que muitas pessoas passam ou já passaram por problemas parecidos e que, este tipo de postagem é normal e corriqueiro, mas é preciso, no mínimo, botar a boca no trombone e denunciar, pois, quem sabe, alguém lá na ANATEL tem o interesse em se candidatar nas próximas eleições e resolve mostrar algum trabalho para a população em troca de alguns votos.

Neste carnaval, decidi tirar uma semana de férias, pois, como sou comerciante, não posso me dar ao luxo de tirar férias como meus funcionários fazem normalmente e nenhum descanso seria tão completo se eu não pudesse acessar a rede e atualizar meu blog e por isso tratei de, com muita antecedência, arrumar alguma forma de acessar a internet lá de Cabo Frio(RJ).

O Velox não fornece acesso banda larga na região, e olhe que eu estou falando do bairro de UNAMAR, Distrito de Cabo Frio, à 9 KM de Barra de São João e à 15 KM de Búzios, um lugar bastante conhecido e com muitos moradores. Não estamos aqui falando do fim do mundo.

Observe que se você não consegue ter acesso ao serviço Velox da OI, não terá outra opção em internet, pois o Governo não concedeu autorização para outra operadora na região, mesmo que seja via rádio ou de outra forma, como por exemplo, o Ajato da TVA, pois liguei para eles e fui informado que não há concessão para Cabo Frio.

Depois de algumas tentativas frustradas de por internet na minha casa lá em Cabo Frio, decidi que a única opção seria internet via tecnologia 3G. Fiz um teste com o Claro 3G e não consegui conexão satisfatória nem em Bangu(RJ), onde moro e fiz até esta postagem falando do assunto.

Como não tinha outra opção e a OI 3GG era a única operadora de 3G que não me obrigava a cumprir aquele maldito contrato de um ano*, decidi por fazer uma assinatura deste serviço e aí começou minha total frustração.

*A Claro 3G, Vivo Zap, e Tim WEB, além de ser ruim, ainda prende você por um ano e cobra multa.

Fui por três vezes à uma loja oi, que fica no Bangu Shopping no Rio de Janeiro e por duas vezes não consegui um atendente com o mínimo de capacidade para me prestar esclarecimentos sobre o serviço, até que na terceira tentativa, fui atendido pela funcionária Tatiane que, com muita educação e um atendimento exemplar, me explicou tudo sobre o plano e na presença do meu amigo Mauricio Zacarias, que também vive na expectativa de uma conexão à internet digna, me disse que a tecnologia 3GG não funcionava na região de UNAMAR mas que a rede EDGE OI conectava, sem problemas à 300Kbps.

Questionei para ter certeza e a Tatiane me disse que, em qualquer lugar que não funcione o 3GG a conexão seria, sem problemas à 300Kpbs.

De cara, testei em Bangu(RJ), que não é coberta pela rede 3G da OI e não consegui conectar a mais de 30Kbps. Achei que havia algo de errado e como estava de saída para viajar, decidi testar em cabo frio.

Quando cheguei à Cabo Frio, muito feliz, liguei meu Notebook e pluguei o mini modem Huwaei E220 e conectei à internet com uma velocidade vergonhosa que não chegou à 30Kbps (Trinta).

Fiz de tudo. Mexi. Configurei. Li o manual e nada. Variava entre 12Kbps à 28 Kbps. Sequer conseguia abrir meu blog. Limitava-se à uma conexão com MSN e Twhirl para pequenas mensagens do twitter.

Fiz alguns testes com verificadores de velocidades na web, com muito custo, pois algumas páginas sequer conseguiam carregar.Vejam os resultados abaixo :

rjnet SpeedTest SpeedTeste Intel

Como você pode observar, em três testes diferentes, estas foram as melhores velocidades que eu consegui e com muito esforço, pois em alguns momentos, há uma queda, e a velocidade chega até à 10Kbps, o que já deveria ser considerado pela ANATEL como um verdadeiro abuso, uma vez que, esta conexão NUNCA poderia ser considerada banda larga, pois, uma discada NÃO é tão ruim assim.

No dia 23/02 fiz um contato com a OI e fui atendido pela Sra.Leilane Aparecida, e nesta ligação, eu questionava apenas a possibilidade de conectar à 300Kbps, o que me foi oferecido pela atendente da loja OI do Shopping Bangu e a Sra.Leilane Aparecida me informou que isto não seria possível, pois a rede EDGE OI apenas conecta, quando não há 3G no local, à uma velocidade de até 60Kbps.

Senhores, me senti roubado e enganado !

O pior de tudo é que não existe o que fazer, apenas cancelar o serviço ou aceitar usar esta porcaria que eles chamam de 3GG.

Ontem, dia 25/02, fui à Rio das Ostras, onde, segundo o próprio site da OI, existe cobertura do OI 3GG e estive em 3 bairros diferentes,inclusive no centro, e a melhor conexão que obtive foi de 307Kbps, ou seja, nem os 600Kbps que consta do meu contrato funcionou.

Seria pedir muito que nosso governo tome providências no sentido de cobrar destas operadoras a real prestação destes serviços ou punir as mesmas conforme determina a lei?

O que faz a ANATEL? Apenas recebe reclamações? Quem testa esses serviços ? É difícil por um funcionário com um modem de cada operadora, testando o serviço nos lugares que eles dizem ter cobertura?

Resposta: Não, não é difícil, mas não fazem porque recebem para fechar os olhos. Ganham viagens, presentes, dinheiro, suborno de todas as formas para se calarem enquanto a população sobre com serviços de péssima qualidade. Algumas destas empresas apóiam candidaturas de alguns políticos e isto lhes garantem agir sem ser incomodados.

Acho que ao invés de criticar as operadoras, deveríamos fazer uma pergunta, ou até uma campanha:

“Para que serve a ANATEL ?”

Espero ter esclarecido o motivo de não postar no blog por estes dias e, espero ainda, ter alertado a quem pretende adquirir o serviço Velox 3GG da operadora Oi. Muito cuidado e não acredite em tudo que a vendedora lhe disser.

Continuo em Cabo Frio e com a conexão (Banda Larga) de 25Kbps da Oi Velox 3GG. Enquanto isso, visite nossos parceiros e aguarde o retorno do DRAX para a próxima semana, sem falta.

Até lá.

Ednilson Nogueira

8 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Hehehehehe... Quando leio uma coisa dessas meu queixo cai cada vez mais. Tb passo por vários problemas com Banda Larga nesse "lugar" chamado Bangu. E olha que moro bem perto do Centro...
    Estou sem conexão Velox desde 01/08/2008 (A Oi já está devidamente acionada na Justiça Comum). E olha que sou cliente do Oi Velox desde 2003. Simplesmente, de uns tempos pra cá, minha linha telefônica não tem viabilidade para o serviço (como assim???). Depois de várias tentativas dos técnicos, chegaram a conclusão que o problema é do cabeamento "externo". Eu disse "externo". Sendo assim, problema da Oi (Telemar). A última posição que tenho do caos center é que estão esperando alguém que tenha uma linha telefônica num armário que fica a 50 metros da minha casa "desistir do Velox" pra colocarem minha linha nessa central... Acredita nisso???
    Sendo assim, pedi ao diretor da empresa que trabalho pra solicitar um modem 3G da Claro para que possa suprir a falta do Velox e para a minha surpresa... Conexão EDGE com velocidade de 10Kbps (lamba os beiços com os seus 40Kbps Hehehehehehe).
    Você vai no site da Claro pra ver a cobertura e eles só pedem Estado/Cidade. Esqueceram de pedir o Bairro tb...

    Abraço!

  2. Anônimo says:

    A verdade é que nenhuma operadora do Brasil consegue estabilizar o sinal da tecnologia 3G. Somos meras "cobaias" num mercado onde a única coisa que importa é o dinheiro de cada cliente lesado. A licença para explorar esse tipo de serviço já deveria ter sido cancelada a muito tempo, ou pelo menos, suspensa... agora, não espere isso acontecer, porque os culpados somos nós mesmos..... preferimos assumir o prejuízo do que correr atrás dos nossos direitos....

    Quer um exemplo: assinei o 3G vivo, vi como funcionava, era conversava e no dia seguinte liguei reclamando.... como sei que é perda de tempo ligar para operadora, formalizei denuncia na anatel e por lá mesmo resovi o caso..... não paguei conta pelo dias usados, nem multa e ainda recebi o dinheiro gasto com modem de volta..... e tudo isso em apenas 15 dias.... motivo para isso bem claro: quebra de contrato por parte da operadora, pois, se ela não tem condições de manter o sinal como tá acordado lá, você não tem porque pagar.... e nesse caso, eles é que tem que pagar a multa ao cliente... mas o povo não é interado de seus direitos ou não quer procurar mesmo.

    Não procurei justiça, até porque não fui lesado e eles também não fizeram objeção em nenhum momento. Meu objetivo não era "extorquir" dinheiro e sim valer meus direitos, que foi o que consegui....... faça o mesmo, vc pode.

    Pobre de nós, porque o poder público não tá nem "aí" para a sociedade (nós). Cada um que se vire como pode pra sobreviver.

  3. Anônimo says:

    Fico muito feliz em ver esse seu post, pois neste exato momento (17:25) eu estava saíndo de ondo moro (Campo Grande - Estrada da posse, a uns 3 km do West Shopping) para adquirir um modem da Oi no qual esperei por 10 dias uma bendita análise de crédito, mesmo já sendo cliente da Oi (e olha que foi porque eu fiquei ligando para o 10331), também por ter escutado esta história de que na rede edge em Campo Grande chegaria a pelo menos 300 kbps. Esse seu post acaba de salvar minha vida, ainda bem que antes de sair resolví dar mais uma olhada no google pra ver se alguém comentava algo sobre o tal 3gg, me economizou R$ 199,00, apesar de aceitarem devolução em até 5 dias. Essa semana ví dentro da loja da Vivo no West shopping que o modem está conectando a 3g, e alguns testes no rjnet a velocidade chegava a 400 kbps. Fui assinante da Vivo na tecnologia cdma até o início de fevereiro onde de uma hora pra outra o serviço parou de funcionar. Eu conectava até 130 kbps desde maio de 2008, e então resolví cancelar, mas pra minha surpresa mais exatamente na terça-feira o atendente na loja me disse que o 3g da vivo começou a operar desde sexta em Campo Grande. Ainda estou meio encucado, saí de lá e mesmo após ter visto os testes de um laptop disponível dentro da loja, resolví perguntar em outra loja própria da vivo ainda no west shopping sobre o 3g e a atendente me deu a informação de que Campo Grande não havia 3g e que conectava no máximo a 60 kbps (quantas informações desencontradas na vivo). Tenho um amigo que usa um N95 e diz estar conectando a 600 kbps no centro de Campo Grande, como só acredito vendo pedirei que ele traga o celular a minha casa para que possa testar. Assim que obtiver um resultado volto a postar um comentário.

    Fabiano

  4. Fabiano says:

    Boa noite !

    Hoje estive no west shopping novamente e não aguentei, ao ver os testes na loja da vivo mais uma vez serem uma perfeição de velocidade, assinei o vivozap pela segunda vez. Levei uma hora até sair da loja com o modem AIKO 83D. Partí em alta velocidade para casa e assim que cheguei já fui tirando o modem da caixa doido para testar, primeiro ao conectar o modem na usb, enquanto instalava o software automaticamente, o led do modem estava vermelho, fiquei meio preocupado mas resolví esperar até usar para não tirar conclusões antes de navegar. Após o término da instalação o software abriu automaticamente e já perguntou se eu quería conectar, cliquei em sim e ZAP: O led ficou verde e rapidamente se conectou. Inicie logo os meus testes e pra minha grande e grata surpresa, veja o resultado:

    [URL=http://www.speedtest.net][IMG]http://www.speedtest.net/result/440187467.png[/IMG][/URL]

    Fiz teste também no velocímetro do RJNET e a velocidade por volta das 20:20 hs era de 938 kbps. Ao repetir o teste por várias vezes os resultados variam, mas rapidissimo, assistí videos na globo.com e no youtube sem necessidade de aguardar, o vídeo começa a ser transmitido e a barra de carregamento do video voou, carregando os videos muito rapidamente. As páginas também abrem que é um espetáculo só, parece sonho. Não cheguei a realizar download, mas garanto que tudo está uma maravilha, agora basta acompanhar para verificar o funcionamento, pois me parece que ainda está em implantação, e falhas acontecem de acordo com o vendedor.
    Então é isso aí, espero que tenha ajudado. Campo Grande agora tem 3G.
    O verdadeiro 3GG é da Vivo.

    Até a próxima.

  5. Unknown says:

    fabiano,obrigado por esse seu post,hoje fui no west shoping(tb moro na estrada da posse,a 4 km do shopping)com minha mão ía fazer o plano de 1 mega da vivo,mas inflizmente la tinha uma restrição no serasa,na qual já paguei e vou esperar uns 5 dias e voltar no shopping e adiquerir o bentito modem.

  6. Unknown says:

    adiqueri o plano de 1 mega,e posso falar que nos primeiros deu acima de 1 mega,mais uma vez obrigado pelo post anterior,agora eu posso falar que tenho banda larga.e é vivo zap 3g

  7. Anônimo says:

    Mais uma mentira, se no RJ a OI não tem capacitação técnica, eles deveriam dizer ” o seu velox não pode ser instalado por nossa falta de capacidade técnica ou interesse da empresa”
    Imagine em Recife, que eu conheço um engenheiro da Oi que foi demitido, e justamente estive uma conversa sobre esse assunto, vamos lá!
    Texto da mentira:
    A OI estreou seu primeiro serviço de banda larga de alta velocidade no Brasil na região metropolitana de Recife.
    A partir da segunda-feira (14), a telecom vai comercializar pacotes com velocidades de 14, 20, 40, 60 e 100 Mbps em Pernambuco. Antes, a tele limitava sua oferta a no máximo 8 Mbps na região.
    Leia também:
    De acordo com a telecom, inicialmente poderão assinar os serviços apenas usuários de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O pacote de 14 Mbps vai custar R$ 109,90 e a velocidade mais cara, de 100 Mbps, R$ 529,90.
    Na avaliação da Oi, usuários residenciais devem se interessar por pacotes de até 60 Mbps. A alternativa de 100 Mbps, prevê a Oi, será mais procurada por usuários corporativos, que compartilham a banda entre várias máquinas.
    Para entregar as velocidades prometidas a Oi diz que usa as tecnologias ADSL2+ e VDSL na maior parte da região atendida. O pacote de 100 Mbps, no entanto, exige levar um cabo de fibra óptica até o ponto de conexão do consumidor.
    Não tem como acreditar que a OI tenha essa capacidade, não acredito que a OI tenha essa capacidade técnica de instalar cabo de fibra ótica na casa dos assinantes, aqui no RJ existe duas empresas, a SEREDE que tem um número de pesoal que esta de parabéns, eles praticamente moram na rua onde eu resido, e a Nokia/Siemens, que não tem capacidade técnica disponível suficiente para resolver os problemas do OI Velox, o tal do OI Plug, como é chamado o 3G da OI, que também é administrado por essa empresa, não funcicona bem nem perto da antena, ontem mesmo, estava na casa de uma amiga, e não consegui instalar o Live Menseger, o donwload estava pior do que discada, para quem conseguiu instalar o ADSL - OI Velox de 1Mega, e a OI ainda não descobriu que esta funcionando bem, a conexão é bem razoavel, eu tentei solicitar um e após a visita do técnico da Nokia/Siemens, que fez vários testes com conexão a 1Mega, inclusive abrindo aquele site roxo da OI, super pesado, instantaneamente, quando deu as costas, o modem apagou e recebi uma ligação da operadora imediatamente falando que a minha linha não teria disponibilidade, fiquei furioso e resolvi exercer o meu direito, como eu tenho uma linha da livre embratel a mais de 4 anos e nunca tive problema, pedi a portabilidade da IO para o Livre embrate, pelo 10321, solicitei um aparelho por R$99,00 reais, que chegou em 3 dias, 2 dias depois eu já tinha o meu número no novo aparelho, vou testar o 3G da claro, vivo e tim, o que me atender eu vou assinar, que pena que o WiMax da Embratel ainda não esta disponivel onde eu moro, boa sorte a todos que depende da OI.

  8. O RJNet da uns resultados instáveis, meio ruim... recomendo esse aqui http://www.minhaconexao.com.br Muito Bom!

Leave a Reply

Faça comentários relativos ao post.
Deixe sua opinião aqui, mesmo que ela seja contrária ao que escrevemos em nosso blog.
Sua participação nos incentiva a continuar a blogar!
Evite palavrões, pois estes comentários não serão aprovados.

SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!