Orla de Copacabana ganha internet a céu aberto
Parceria entre prefeitura, UFRJ, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Faperj vai proporcionar tecnologia no bairro.
A orla de Copacabana acaba de ficar ainda mais charmosa com o acesso à internet gratuito a céu aberto através do Orla Digital, sistema de wi-fi. O acesso sem fio à internet irá cobrir toda a Avenida Atlântica, e pode ainda alcançar trechos de algumas ruas transversais próximas.
O projeto será inaugurado nesta terça-feira (22) pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e contou com o apoio da prefeitura - que disponibilizou a infra-estrutura de postes e dutos da RioLuz para a instalação de equipamentos de rádio e a passagem de cabos de fibra ótica - além da coordenação técnica da Coppe/UFRJ, e o financiamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com verba da Faperj (Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
"A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%", observou Cardoso.
O Orla Digital terá duas etapas: a primeira, iniciada nesta terça-feira, será verificar a demanda do projeto, para eventuais ajustes e correções no fim de agosto, quando se dará a segunda etapa. O projeto técnico é coordenado pelos professores Luís Felipe Magalhães de Moraes e Claudio Amorim, responsáveis, respectivamente, pelos Laboratórios de Redes de Alta Velocidade (Ravel) e Computação Paralela (LCP), do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ.
A cobertura do sinal na orla será formada por quatro células de comunicação em malha (mesh), interligadas. A implementação e configuração da rede e do software de gerência de rede estão sendo realizadas em conjunto com as equipes da Rede-Rio/Faperj e da empresa de engenharia Mibra, responsável também pela execução das obras e instalações.