Quando o Prefeito Cesar Maia criou na sua primeira gestão (1993-1997) o projeto Rio Cidade, a Secretaria de Urbanismo do Estado do Rio fez intervenções urbanas nas vias mais importantes dos principais bairros cariocas.
Foram realizadas obras de redimensionamento do sistema de escoamento das águas pluviais, de construção de galerias subterrâneas para a passagem de fios e cabos de telefone e energia elétrica, além da reforma de calçadas, retirada e substituição de postes, modernização da sinalização horizontal e vertical, plantio e replantio de árvores, renovação do piso asfáltico e de iluminação, remodelamento do mobiliário urbano de praças e calçadões.
Uma destas intervenções foi a instalação de frades (conhecidos popularmente como pitocos) para impedir que pessoas de péssima educação, como o motorista da foto acima, pudesse parar seu carro nas calçadas. Não adiantou muito, pois em pouco tempo os vândalos que habitam o Rio de Janeiro destruíram boa parte dos frades e a Prefeitura atual já não faz a devida manutenção nos que ainda sobrevive à destruição.
Andando pela blogosfera eu achei um post bem interessante lá no Designtegration de uns frades que foram transformados, por algum grafiteiro bem criativo, em "Cabeça de Playmobil".
Estas "Cabeça de Playmobil" estão na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, mas bem que os grafiteiros de outros bairros poderiam adotar esta ideia. Fica a dica !!