Um pouco da história desta guerra.
O bombardeio da Faixa de Gaza no final de dezembro passado foi batizado pela imprensa brasileira de "Operação Chumbo Grosso" é trata-se de uma operação militar iniciada pelas Forças de Defesa de Israel no dia 27 de dezembro de 2008.
Nos primeiros cinco dias, os ataques deixaram - segundo fontes médicas palestinas - mais de 380 palestinos mortos e mais de 1.700 feridos, além de vários edifícios destruídos. Segundo a ONU, entre 300 vítimas dos bombardeios, ao menos 57 eram civis - 21 delas crianças. Em resposta, militantes palestinos em Gaza responderam com o lançamento de foguetes Qassam em direção ao sul do território israelense, fazendo quatro vítimas, além de duas dezenas de feridos, de acordo com fontes israelenses.
A operação teve por pretexto oficial evitar ataques de foguetes Qassam (artefatos de fabricação caseira, não guiados, que dificilmente atingem seus alvos), lançados freqüentemente por militantes palestinos em direção ao sul de Israel.
Lendo a história de Israel e da Faixa de Gaza, vemos que existe uma grande falta de palavra por parte de Israel e uma enorme covardia por parte do Hamas, da opinião pública internacional, e dos "poderosos" da ONU que, de alguma forma, já deveriam ter ocupado toda a região e acabado de vez com esta guerra sem sentido. Mas lá não tem nada que interesse ao Tio Sam ou tem ?
Após os acordos assinados entre maio de 1994 e setembro de 1999, Israel se comprometeu a transferir para a Autoridade Nacional Palestina a responsabilidade pela segurança e pelos civis das áreas povoadas por palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, o que não ocorreu.Em uma sessão de emergência, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez um apelo pelo fim imediato da violência na Faixa de Gaza, sem, no entanto, mencionar explicitamente o governo de Israel nem o Hamas. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou preocupação "com a violência e o banho de sangue em Gaza e com a contínua violência no sul de Israel", pedindo o fim imediato da violência e reiterando o pedido para que "suprimentos de ajuda humanitária possam chegar a Gaza para ajudar a população necessitada".
Veja nestas fotos, se você tiver estômago, o que está acontecendo na Faixa de Gaza e o que os "homens" poderosos de Israel e do Hamas proporcionam aos civis desta região com suas políticas do terror.
É lamentável o caminho que os homens estão dando à vida.